literature

Colina Arvore e Menina

Deviation Actions

Marcelopvf's avatar
By
Published:
225 Views

Literature Text

Estavam os dois conversando, garoto e garota:

"Somos apenas bolas de carne ambulantes movidas a eletricidade e algumas reações químicas, certo?"

"Bola não! Eu estou magrinha!"

"Tá nada, está uma balofa!"
Ela fez cara de brava e ameaçou.

"Nossa, tchau então."
Começou a se levantar. Ele a puxou pela mão e ela se sentou novamente. Ela disse.

"Vai, fala logo a sua idéia."

"Não é uma idéia, é uma pergunta."

"Tá, pergunte então."

"Somos ou não somos um monte de carne ambulante?"

"Finge que sim. Continua."

"Não dá para continuar. Você tem que responder à pergunta com sinceridade. Se deus não existe, nem espíritos ou outras forças que não controlamos, se o mundo é o que vemos, então somos carne e ossos ambulantes movidos a eletricidade e reações químicas com a maioria dos elementos da terra, certo?"

"Sim!"

"Então imagina o planeta terra."

"Tá."

"Mas não de longe, que ele pareça uma bolinha. Nem muito de perto. Imagine ele a cento e cinqüenta quilômetros de altura. Você está olhando para o horizonte. Você vê uma porção de terra, toda coberta de verde."

"Vindo na minha direção?"

"Não! Você está só olhando!"

"Ah tá! Prossiga."

"A porção de terra é um continente. É imenso. E você está tão longe que não consegue distinguir o relevo com facilidade. Então, muito menor que o relevo como todo, e que você não consegue ver, há uma colina. Você não consegue ver a colina, mas ela está lá. Nessa colina tem uma árvore. É uma árvore imensa, com trinta metros de altura. Que você não vê, porque é muito pequena. Mas ela está lá. E no pé dessa árvore está uma garota. Ela é bonita, tem um sorriso bonito, e está lendo um livro como esse seu."

"Estou gostando."

"Essa garota é muito pequena. Você não a enxerga, mas ela está lá. Então você para de olhar para aquela direção e olha para o mundo todo. Há muitas outras pessoas que você não vê, porque são minúsculas, realmente minúsculas se comparadas ao tamanho do planeta. Porque você está a quilômetros de altura e não vê colina, árvore ou garota. Mas você olha tudo e percebe que não há diferença entre água, terra, colina, árvore ou menina. Não há muita diferença. Porque apesar de a terra não ser carne, é tudo um monte de átomos juntos por coincidência. Você sabe que se tudo se desfizer em pó e, de alguma maneira, voltar a ser o que era, os átomos podem se misturar. A terra passará a ser menina e a menina passará a ser terra. Você percebe que a humanidade se dá valor demais. Porque no fundo somos todos terra. Somos todos colina, árvore e menina"
Mas tem alguns punhados coincidentes dos quais eu gosto mais. =)
© 2011 - 2024 Marcelopvf
Comments2
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
Adorei... muito bom...